domingo, 25 de setembro de 2011

Não fará mal - o papel dos pais na educação dos filhos

Pais, por mais que queiram dar do bom e do melhor aos seus filhos, educá-los nas melhores escolas, dar-lhes os melhores brinquedos e as mais deliciosas guloseimas... faça um favor maior a eles: DÊ LIMITE! FAÇA-O CONHECER A REALIDADE! 
Não fará nenhum mal a seu filho conhecer o que é uma creche ou escola para crianças carentes. Não fará mal ao seu filho saber o que é um barraco, entrar, conhecer, muito antes de "julgar" aqueles que moram mal, que não tem as melhores roupas, que se satisfazem e ficam felizes em ter brinquedos quebrados para se divertirem. Não fará mal ao seu filho saber que uma família só teve (e quando teve) o arroz e o feijão no almoço do domingo com um "refrigereco" quente de acompanhamento. 
Fará bem ao seu filho saber que dinheiro não nasce em árvore e que as horas que vcs ficam distantes é pra que ele tenha do bom e do melhor.
Digo isso pq sempre tive de TUDO, sempre tive o que quis, mas graças aos meus pais e à profissão que escolhi, me permitiram conhecer uma realidade muito, mas MUITO distante da minha.
Julgar os que recebem o tal do "bolsa família" baseando-se em uns e outros que usam o auxílio como "meio de vida" é muito fácil... fácil demais pra nós que temos uma cama limpa e confortável pra dormir, roupas da moda, geladeira e armários cheios e uma casa que não entra água quando chove e que não cai quando venta.
Presenciar e conhecer de perto a realidade do restante da população é NECESSIDADE, É ESSENCIAL... principalmente pra uma geração que tem tudo muito fácil e principalmente: NÃO SABE OUVIR NÃO E NÃO TEM LIMITES! Pense nisso...
Criticar, questionar e falar que a pobreza é culpa apenas do poder público é muito fácil pra nós que estamos com as nossas nádegas acomodadas em uma cadeira confortável e utilizando um computador de última geração. (Brunello MEF, 2011) 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Predestinados?

Crônica publicada na revista Evidência TOP de SETEMBRO (página 98)... já disponível no site ( www.evidenciatop.com.br ) e em breve nas melhores bancas! 


Por Maria Eugênia Firmino Brunello
Após um semestre de “intensas e relevantes” propostas (isso é uma ironia), a Câmara de vereadores de Ribeirão Preto decidiu investir no futuro. Lançado no mês de agosto, em uma das sessões ordinárias da Casa, o “Fórum Ribeirão Preto 2021 – Planejar um novo tempo” visa apontar metas para o desenvolvimento do município. A partir disso, comissões foram criadas com temas específicos, sendo que cada vereador ficou responsável por uma.
Algumas obviedades (é claro), quanto aos vereadores responsáveis por algumas comissões, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente, segurança pública e saúde... mas, caros leitores eleitores, para não perder o costume algumas excentricidades inusitadas que nos fazem refletir sobre a predestinação das pessoas nessa vida.
Certa comissão relacionada ao trânsito e transporte coletivo terá como responsável um vereador que andou tendo uns probleminhas de repercussão nacional, principalmente, no que diz respeito à Lei Seca, o que deixou a população atordoada e um pouco “tonta” (pra não perder a chance de fazer um trocadilho! rs) com o posterior “showzinho” estrelado na delegacia. Outro membro do legislativo, com um codinome “meio amargo” e de pouco sucesso entre “os legumes” da feira, assumiu a coordenação da comissão do agronegócio e turismo. A população só espera que não saia nenhuma “abobrinha”. Devo então acreditar que pessoas com “conhecimento de causa” assumirão os debates das referidas temáticas. Aliás, nada como conhecer de perto os problemas dos quais vai tratar e discutir, não é mesmo?
E não parou por aí. Determinado vereador que elaborou um projeto para a criação do “Dia do Bebê”- gênero de primeira necessidade para o município- ficou com a comissão da juventude (de fato, esse gosta da molecada, pelo jeito, hein?). Com a temática do esporte, então, nem preciso me esforçar para que vocês adivinhem que foi, hein? Sim! Foi, foi, foi, foi, foi, ele... o vereador que é “rei”...”rei” dos jogos de camisa dos times de futebol de várzea da periferia.
Mesmo assim, ainda acho que faltou uma comissão relacionada à imprensa, assim, aquele vereador que tentou criar o “Dia do colunista social” (também primeira necessidade) poderia ser o coordenador, não acham?
É meus queridos, predestinação é coisa de Deus mesmo!
Falando em predestinação, só espero que a população de Ribeirão Preto, agora com a criação desse Fórum, esteja predestinada a ser agraciada com projetos realmente relevantes e importantes para o desenvolvimento do município.
Digo isso, porque a população está farta de vereadores “predestinados” à criação de “dia disso”, “dia daquilo”, farta da distribuição de títulos de cidadão ribeirãopretano a pessoas que pouco ou nada fizeram ou fazem pelo município – inclusive, não precisamos do Ricardo Teixeira (CBF) como cidadão desta cidade- e farta de vereadores que apenas nomeiam logradouros.
Esperamos que em 2021 estejamos predestinados a coisas bem melhores.